O presidente Michael D Higgins descreveu a Crise imobiliária na Irlanda como “nosso grande, grande fracasso”.
Pois, o presidente estava falando na abertura oficial do Jigginstown Manor, uma nova residência apoiada para jovens adultos que emergem de sem-teto nos arredores de Naas, em Co Kildare.
Pois então não é mais uma crise – é um desastre”, disse o presidente Michael D Higgins, acrescentando que a Irlanda precisa atender “as necessidades básicas das pessoas em uma república: comida, abrigo e educação”.
Pois a habitação e as necessidades básicas da sociedade nunca deveriam ter sido deixadas para o mercado”, disse o presidente.
“É o dinheiro especulativo louco que está destruindo nosso país, que estamos recebendo, o que não deveríamos estar”, acrescentou.
O presidente Higgins elogiou os conselhos do condado de Wicklow e Kildare que apoiaram iniciativas habitacionais de Tiglin, como Jigginstown Manor, e convocou outras autoridades locais a apoiar projetos semelhantes.
“Deixe que todos os gerentes de condado e os diretores de serviços de todo o país dêem uma boa olhada no que está acontecendo em Wicklow e Kildare e se perguntem antes de sua próxima reunião mensal e perguntem a si mesmos: ‘Por que não estamos fazendo algo? semelhante? O que está nos impedindo?’
Leia também: Grupos Whatsapp e Telegram na Irlanda
“Eu me pergunto quando andamos por nossas cidades e dentro de 200 metros você vê tantos prédios abandonados, tantos prédios abandonados.
“Quando você olha para aldeias meio vazias, quando você olha para aldeias e cidades de onde os bancos fugiram porque eles tiraram seus lucros, e agora operam de forma diferente. Por que não podemos de fato alcançar esses resultados que estamos comemorando aqui hoje”, disse o presidente.
Em um apelo à ação, o presidente acrescentou: “Vamos abrigar nosso povo, vamos educar nosso povo, vamos mostrar que ninguém está passando fome, vamos mostrar que ninguém é excluído de nenhuma parte da nossa sociedade.
“É isso que deveríamos comemorar 100 anos depois que tivemos a oportunidade de ser um povo independente.”
O presidente disse que houve um aumento de 90% na falta de moradia dos jovens e que “as perspectivas estão ficando mais sombrias”.
Ele disse que também é importante que os idosos possam continuar fazendo parte de suas comunidades “com dignidade”.
Ele criticou as deficiências no alojamento dos viajantes, chamando-o de “imoral, errado e irresponsável. Pois deixar as pessoas nas condições em que deixamos alguns de nossos viajantes”.
Respondendo aos comentários, o Departamento de Habitação disse: “O Ministro O’Brien está muito ciente dos muitos desafios que existem na habitação. Política de Habitação para Todos”.
O Departamento disse: “Precisamos chegar a um ponto em que uma média de pelo menos 33.000 casas sejam entregues a cada ano.
“Felizmente, estamos vendo algumas tendências muito positivas com inícios de habitação, conclusões e permissões de planejamento aumentando significativamente.
“O plano contém 18 ações separadas para combater a falta de moradia e alcançar o objetivo geral de acabar com a falta de moradia até 2030.
“Essas ações estão sendo feitas prioritariamente para tentar reverter a tendência de alta que vimos recentemente nos números dos sem-teto.
“Enormes desafios permanecem, o Ministro não subestima esses desafios, mas está trabalhando com seu Departamento, com ONGs e com todas as partes interessadas para enfrentá-los.”
Por fim, entre em nosso site intercâmbio na Irlanda e continue nos acompanhando.
Então, Até logo !!!
Aumento da Comprovação Financeira para Estudantes na Irlanda Pode Impactar Seus Planos de Intercâmbio
Stamp 1G: Nova Regra de Trabalho para Cônjuges de Estrangeiros na Irlanda
Caio Benício pode ajudar os imigrantes na Irlanda
Vale a pena fazer intercâmbio de 1 mês na Irlanda
Saiba o que fazer antes de ir viajar para o intercâmbio