Em primeiro lugar, a Irlanda é um país soberano e independente e tem regras e leis sobre quem tem direito à cidadania irlandesa.
Pois a maioria dos cidadãos irlandeses eram automaticamente irlandeses quando nasceram . Antes de 1 de janeiro de 2005, todos os nascidos na ilha da Irlanda eram cidadãos irlandeses de nascimento. Pois após uma emenda à Constituição da Irlanda, a cidadania por nascimento não é mais um direito automático para todos os nascidos na ilha da Irlanda.
Pois, se você nasceu no exterior, você tem direito à cidadania irlandesa se seu pai nasceu na Irlanda. Se seus avós nasceram na Irlanda, você também pode solicitar a cidadania por meio do Registro de Nascimentos Estrangeiros .
Os residentes da Irlanda que vieram do exterior podem solicitar a cidadania irlandesa por meio da naturalização .
Os cidadãos da Irlanda também são cidadãos da UE, o que significa que podem viver, trabalhar e estudar em qualquer outro estado membro da UE.
Este documento descreve quem pode reivindicar ou solicitar a cidadania irlandesa, os direitos que os cidadãos irlandeses desfrutam e responde a algumas perguntas gerais sobre a lei de cidadania irlandesa.
A Constituição da Irlanda é a lei básica do Estado. Ela substituiu a Constituição do Estado Livre Irlandês .
A Constituição do Estado Livre Irlandês concedeu cidadania a qualquer pessoa que vive no território do Estado Livre Irlandês que:
Pois, não concedeu direitos de cidadania a ninguém nascido após a promulgação da Constituição do Estado Livre Irlandês.
Quando esta foi substituída pela Constituição da Irlanda , qualquer pessoa que tenha sido concedida a cidadania do Estado Livre Irlandês sob as disposições da Constituição anterior tornou-se um cidadão da Irlanda. O Artigo 9 da Constituição irlandesa diz que a futura “aquisição e perda” ou cidadania irlandesa seria feita de acordo com a lei.
Pois, a 19ª Emenda da Constituição da Irlanda foi aprovada após o Acordo da Sexta-feira Santa em 1998. Isso colocou o direito à cidadania por nascimento na Constituição.
Pois a 27ª Emenda da Constituição irlandesa foi aprovada por referendo em 2004. Então isso removeu o direito automático à cidadania por nascimento para qualquer pessoa nascida na Irlanda após 1º de janeiro de 2005 e deu autoridade de volta o parlamento irlandês para decidir sobre as leis sobre cidadania por nascimento.
Pois a constituição da Irlanda permite que o parlamento faça leis para decidir quem pode se tornar um cidadão irlandês após a promulgação da Constituição (em 1937). A lei de cidadania mais importante que foi aprovada depois de 1937 foi a Lei de Nacionalidade e Cidadania Irlandesa de 1956 .
Pois, esta lei tinha uma série de disposições importantes:
A Lei foi alterada várias vezes, principalmente em 2004, após a 27ª Emenda à Constituição . Isso removeu o direito automático à cidadania irlandesa por nascimento para todos os nascidos na Irlanda.
A Lei de Nacionalidade e Cidadania Irlandesa de 1956 deu às pessoas nascidas na Irlanda do Norte o direito de reivindicar a cidadania irlandesa se assim o desejassem.
Pois, o Acordo de Sexta-feira Santa , que foi assinado entre os governos irlandês e britânico em 1998, confirmou que as pessoas nascidas na Irlanda do Norte podiam escolher ser cidadãos britânicos ou irlandeses.
Desde 1 de janeiro de 2005, se você nasceu na Irlanda do Norte, você pode reivindicar a cidadania irlandesa se seus pais (ou pais) forem cidadãos britânicos ou irlandeses, ou um deles viver na ilha da Irlanda por pelo menos 3 dos 4 anos imediatamente antes do seu nascimento.
Você pode ler mais sobre cidadania por nascimento ou descendência .
Você tem o direito de reivindicar a cidadania irlandesa se qualquer um dos seguintes se aplicar:
Ou
então um (ou ambos) dos seus pais era cidadão irlandês ou britânico e morreu antes de você nascer
Ou
Um (ou ambos) dos seus pais tinha direito a viver na Irlanda ou na Irlanda do Norte sem qualquer restrição ao seu período de residência
Ou
Um (ou ambos) dos seus pais residiu legalmente na ilha da Irlanda por 3 dos 4 anos imediatamente anteriores ao seu nascimento (isso não inclui residência com visto de estudante ou residência enquanto aguarda uma decisão de proteção internacional)
e
Um (ou ambos os pais) nasceu na Irlanda e tinha direito à cidadania irlandesa
Ou
Seu avô nasceu na Irlanda e você registrou seu nascimento no Registro de Nascimentos Estrangeiros
Ou
No momento do seu nascimento, o seu progenitor tinha-se tornado cidadão irlandês por registo no Registo de Nascimentos Estrangeiros ou por naturalização. Você deve registrar seu nascimento no Registro de Nascimentos Estrangeiros antes de obter a cidadania irlandesa.
Você pode ler sobre cidadania por nascimento .
Nesta seção, a residência legal (ou residência reconhecível ) não inclui o tempo gasto em um visto de estudante ou o tempo gasto enquanto aguarda uma decisão sobre Proteção Internacional.
Além das condições abaixo, você também deve ser de bom caráter. A cidadania por naturalização é concedida a critério do Ministro da Justiça.
Se você não tiver direito à cidadania por nascimento ou descendência, poderá solicitar a cidadania irlandesa por naturalização se:
Primeiramente, a Irlanda permite dupla cidadania, o que significa que você pode se tornar um cidadão irlandês e permanecer cidadão de outro país.
Alguns países não permitem a dupla cidadania e você deve verificar as regras de cidadania do seu país de nacionalidade se estiver pensando em solicitar a cidadania irlandesa.
Se você é um cidadão com dupla cidadania, pode solicitar que seu passaporte não irlandês seja carimbado com um Endosso sem condição (também chamado de carimbo 6). Este selo diz que você tem o direito de morar na Irlanda sem quaisquer condições de tempo.
O Ministro da Justiça pode dispensar algumas das condições para se tornar um cidadão irlandês se o requerente for de ascendência ou associação irlandesa.
Então isso fica a critério do ministro. Descendência ou associação irlandesa significa que você está relacionado por sangue ou adoção a um cidadão irlandês, ou a alguém com direito a ser um cidadão irlandês. Pois se você estiver pensando em fazer uma inscrição com base na ascendência ou associação irlandesa, observe o seguinte:
Você pode ler mais sobre como solicitar a cidadania com base na ascendência irlandesa ou associações no site da ISD.
Se for cidadão irlandês, tem direito à
Se você é um cidadão irlandês que vive no exterior e deseja solicitar a cidadania de outro país, pode ter que renunciar à sua cidadania irlandesa.
Você faz isso fazendo uma declaração de alienação.
Se você era cidadão irlandês de nascimento, pode retomar sua cidadania irlandesa fazendo uma declaração de cidadania (pdf) .
Por fim, entre em nosso site intercâmbio na Irlanda e continue nos acompanhando.
Até logo !!!
Aumento da Comprovação Financeira para Estudantes na Irlanda Pode Impactar Seus Planos de Intercâmbio
Stamp 1G: Nova Regra de Trabalho para Cônjuges de Estrangeiros na Irlanda
Caio Benício pode ajudar os imigrantes na Irlanda
Vale a pena fazer intercâmbio de 1 mês na Irlanda
Saiba o que fazer antes de ir viajar para o intercâmbio